S3: “In the Freita Mountain’s trails”


2019/2020 | Saídas de Campo

Sinopse: O planalto da Serra da Freita é um espaço natural por excelência para contactar e compreender uma realidade com que, nem sempre, os alunos têm contacto direto: o meio rural. Aqui é possível realizar um pequeno percurso pedestre atravessando áreas de bosque, de matos rasteiros, pequenos ribeiros e quedas de água, onde frequentemente cruzamo-nos com o gado da região: as vacas de raça arouquesa e o gado caprino e ovino. Nas aldeias mais antigas podemos observar a aplicação das rochas que afloram na região e ainda, em algumas cortes de gado a aplicação do colmo. Esta visita inclui a entrada e visualização do filme a 3D “Pedras Parideiras: um tesouro geológico” na Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação.

Região | Ponto de partida / chegada: Serra da Freita | Parque de Campismo do Merujal / Aldeia da Castanheira - Pedras Parideiras

Extensão / Grau de dificuldade / Duração: 1200 m / fácil / 3h00

Pontos de interesse: Geossítios Frecha da Mizarela (G6), Contacto litológico da Mizarela (G5), Pedras Parideiras (G7), aldeias da Mizarela e Castanheira; percursos pedestres da Serra da Freita

Preço (por aluno): 4 Euros (gratuito para professores acompanhantes)

Promotor / Reservas: AGA – Associação Geoparque Arouca; Reservas através do preenchimento e submissão do formulário abaixo, com 15 dias úteis de antecedência. Para mais informações contactar através de 256 940 254 ou geral@aroucageopark.pt .

Notas: Para cada programa, por monitor, são admitidos um máximo de 50 alunos e um mínimo de 15. Para números inferiores ou superiores de participantes, contactar os serviços. As visitas na Casa das Pedras Parideiras são feitas em grupos de 30 participantes. O percurso pedestre é realizado entre o Parque de Campismo do Merujal e o Miradouro da Frecha da Mizarela, seguindo-se a deslocação, no autocarro do grupo, para a aldeia da Castanheira – Pedras Parideiras.