Arouca Geopark associa-se à Semana Nacional sobre Espécies Invasoras


Oct. 10, 2020 a Oct. 18, 2020

As espécies exóticas invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global. Causam prejuízos na ordem dos milhões de euros e afetam a disponibilidade de recursos e a saúde pública. Para dar a conhecer esta problemática, a AGA – Associação Geoparque Arouca, em parceria com o Município de Arouca, associa-se à iniciativa Semana Nacional sobre Espécies Invasoras, que decorre de 10 a 18 de outubro, com diversas atividades, que pretendem sensibilizar o público para a importância de identificar e controlar espécies exóticas invasoras. 

Assim, durante a próxima semana, a AGA dinamiza diversas atividades:

  • Nas páginas de Facebook e Instagram, damos a conhecer, diariamente, uma espécie invasora; 
  • Desafiamos o público a mapear as espécies invasoras e a partilhá-las no Projeto Cidadã, através da plataforma Biodiversity4all.
  • No dia 16 de Outubro, pelas 21h00, convidamo-lo a participar no webinar «Plantas invasoras - problemática e situação no Arouca Geopark», através da plataforma Zoom. Esta atividade carece de inscrição, através de formulário disponível aqui
  • No dia 17 de outubro, está prevista uma visita técnica, dirigida aos presidentes de Junta de Freguesia, a alguns locais do território, onde se verificam focos de invasão preocupantes, com o objetivo de controlar estas espécies e, consequentemente, evitar a sua proliferação. 

Para mais informações, contacte-nos através do email susana.bastos@aroucageopark.pt.

A Semana Nacional sobre Espécies Invasoras é uma iniciativa promovida pela equipa da plataforma INVASORAS.PT, que inclui investigadores do Centre for Functional Ecology, do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, sendo realizada em estreita colaboração com as diversos parceiros nacionais.

events suggestions

Conferência web Atlantic Geoparks
05/11/2020 - 05/11/2020
Conferência Web «Geoparks Atlânticos – Geoturismo para a Sustentabilidade»
Learn more