Rota dos Geossítios convida à descoberta do território


Nov. 16, 2019 a Nov. 23, 2019

Durante o mês de novembro, continuámos a nossa aventura pela Rota dos Geossítios do Arouca Geopark!

Este sábado, dia 16, a manhã é dedicada ao itinerário B da Rota dos Geossítios «Pelas minas e meandros desconhecidos do Paiva», permitindo descobrir recantos destas montanhas e vales, onde outrora ocorreram explorações mineiras, com destaque para os seguintes geossítios: Minas de Rio de Frades; Icnofósseis de Mourinha; Livraria do Paiva; Conheiros de Janarde; Meandros do Paiva; Minas de Regoufe; Portal do Inferno e Garra e Panorâmica da Sra. da Mó.

 

No dia 7 de dezembro, partimos à descoberta do itinerário C «Paiva, o vale surpreendente», que permite desvendar um dos maiores ex-líbris do Arouca Geopark – o Rio Paiva – e perceber a sua importância na construção da paisagem deste território. Os geossítios a visitar são: o Centro de Interpretação Geológica de Canelas; as Evidências da glaciação tardi-ordovícica; os Graptólitos do Silúrico inferior; o Conglomerado do Carbónico; a Crista quartzítica da Gralheira d'Água; os Icnofósseis de Cabanas Longas; o Sítio de Mira Paiva; a Garganta do Paiva; a Cascata das Agueiras; o Vau; a Gola do Salto e a Falha da Espiunca.

No final das visitas interpretadas, os participantes são presenteados com um lanche Arouca Agrícola – Geofood, recheado de produtos locais, cultivados e confecionados pelas mãos de produtores arouquenses

events suggestions

Ciclo de webinars
09/07/2020 - 24/09/2020
Geoparks UNESCO em Portugal servem de mote para ciclo de webinars
Learn more
Recriação histórica
11/07/2020 - 19/07/2020
«Arouca - História de um Mosteiro» será retratada online
Learn more