Present
Decorreu na manhã desta quarta-feira, dia 22 de maio,
a Sessão Plenária da Conferência “Geonatura: destinos de natureza e estilos de
vida saudáveis”, no auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca.
Esta conferência é uma organização conjunta da AGA –
Associação Geoparque Arouca e do Município de Arouca, apoiada pelo Norte 2020 e
pelo Portugal 2020 e pretende “promover o debate, transferir conhecimentos e
boas práticas nas áreas dos destinos de natureza, que conjuguem a fruição do
património com os estilos de vida saudáveis”.
Estiveram presentes na sessão de abertura, Margarida Belém, presidente da Direção da AGA e da Câmara Municipal de Arouca, Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal e Paulo Pereira, coordenador da UM Cidades.
Margarida Belém referiu que “esta conferência marca os 10 anos de uma estratégia de desenvolvimento territorial, numa abordagem muito assente na valorização dos recursos endógenos e de valorização do património”. Acrescentou que “o Arouca Geopark é hoje uma referência para outros geoparques”, sendo a equipa da AGA, “altamente especializada, vestindo a camisola por Arouca”.
Luís Pedro Martins apresentou a receita do trabalho desenvolvido por Arouca que “assenta nas diferenciações e riquezas de um território fantástico, com uma equipa de mulheres e homens com muita criatividade e energia, que resulta num projeto diferenciador”.
Da UM Cidades, entidade responsável pela atribuição
do Prémio Município do Ano, Paulo Pereira referiu a “feliz conjugação entre o
facto de Arouca ter sido considerado o Município do Ano 2018, pelo seu projeto
geoparque, e a temática deste seminário sobre a valorização do território”.
Em seguida, a sessão plenária contou com a presença de Carlos Costa, da Universidade de Aveiro, que apresentou a comunicação “A natureza e o bem-estar: desafios para a economia e para o fenómeno do turismo”. Rui Rosa Dias, do movimento Slow Food Porto, debruçou-se sobre a questão “A alimentação e os estilos de vida saudáveis – que futuro?” e Ester Alves, atleta do Salomon Suunto Portugal falou da “Atividade física nos destinos de natureza”.
Ao longo dos três dias da conferência, de 22 a 24 de maio, os participantes da conferência terão a oportunidade de assistir a comunicações, com temáticas sobre o turismo sustentável, destinos de natureza, agricultura, atividade física, alimentação e produtos locais.
Além disso, este evento inclui momentos culturais e saídas de campo, como, rafting, canyoning, visitas interpretadas aos Passadiços do Paiva e à mina de ouro romana da Gralheira d'Água e um itinerário Geofood.