S1 : « Le paysage et les formes granitiques de la Serra da Freita


None | Saídas de Campo no Arouca Geopark

Sinopse: Na Serra da Freita podemos observar um diversificado conjunto de paisagens características das áreas graníticas, tais como o “caos de blocos”, os relevos residuais ou as superfícies de aplanamento. Associadas a estas, surgem ainda as curiosas formas graníticas como domos rochosos, “castle koppie”, pias, fendas lineares, fissuras poligonais ou outras, que é possível observar quando calcorreamos a montanha, onde a areia granítica surge aos nossos pés. O murmúrio das águas identifica a proximidade ao vale do rio Caima, caracteristicamente apertado na região granítica. No leito do rio avistam-se marmitas de gigante e atesta-se a força humana, em tempos ancestrais, para tirar partido das águas. E é exatamente a partir da aldeia da Castanheira, na Casa das Pedras Parideiras que iniciamos esta nossa visita de descoberta das estórias do Planeta Terra e do Homem, a conhecer as especificidades do Granito Nodular da Castanheira e deste geossítio de relevância internacional do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO.

Região | Ponto de partida / chegada: Serra da Freita | Aldeia da Castanheira - Pedras Parideiras / Detrelo da Malhada.

Extensão / Grau de dificuldade / Duração: 1000 m / fácil / 3h00*

Pontos de interesse: Geossítios Panorâmica do Detrelo da Malhada (G1), Frecha da Mizarela (G6), Contacto litológico da Mizarela (G5), e Pedras Parideiras (G7)/ Casa das Pedras Parideiras , aldeia Castanheira e área de Recreio e Lazer de Albergaria da Serra.

Preço (por aluno): 5.00 Euros (gratuito para professores acompanhantes)

Promotor / Reservas: AGA – Associação Geoparque Arouca; Reservas através do preenchimento e submissão do formulário abaixo, com 15 dias úteis de antecedência. Para mais informações deve contactar através de geral@aroucageopark.pt (preferencial) ou  256 940 254 ou 915 435 846.

Notas

  • A deslocação entre a aldeia da Castanheira, Mizarela e Detrelo da Malhada é feita no autocarro do grupo;
  • Cada autocarro terá o acompanhamento de um guia e a permanência nos geossítios, devido à COVID-19, obedecerá às regras de limite de ajuntamentos vigentes (nacional e/ou do concelho de Arouca) na via pública e no auditório da Casa das Pedras Parideiras . Desta feita, o tempo médio de visita poderá ser superior ao indicado;
  • Em caso de previsão de chuva, neve, trovoada ou muito frio sugerimos a alteração de data da visita.

*tempo médio