S13 - Passadiços do Paiva - Percurso de Descoberta


2019/2020 | Saídas de Campo

Sinopse: Os Passadiços do Paiva percorrem uma área de especial valor natural integrando 5 dos geossítios do Arouca Geopark e atravessando o Sítio de Interesse Comunitário – o Rio Paiva. Percorre-los é ter a possibilidade de viajar ao longo do tempo geológico, atravessando rochas de natureza metassedimentar com, pelo menos, 550 milhões de anos, rochas de natureza granítica com, aproximadamente, 300 milhões de anos sendo possível, também, compreender alguns dos processos que modelam atualmente esta paisagem. É, ainda, possibilitada a observação de espécies vegetais que constituem a galeria ripícola, bem como, outras espécies que compõe este ecossistema e contribuem para a sua diversidade. Ao longo dos passadiços encontram-se nove biospots (painéis informativos) que identificam as espécies de insetos e de plantas mais abundantes e desafiam os visitantes a participar, ativamente, na inventariação da riqueza biológica desta área através da inserção e partilha das observações na plataforma biodiversity4all.

Percurso dos Passadiços percorrida: Percurso linear entre o Areinho e a Espiunca (totalidade do percurso da infraestrutura Passadiços do Paiva).

Extensão / Grau de dificuldade / Duração: 8 km / Difícil / 5h00 a 6h00 (dependente do grupo)

Pontos de interesse: Geossítios Garganta do Paiva (G36); Cascata das Aguieiras (G35); Vau (G30), Gola do Salto (G31) e Falha da Espiunca (G32); Biospots dos Passadiços do Paia; Rápido dos 3 saltinhos; Rápido das Escadinhas; Rápido da Parede.

Preço (por aluno): 8,00 Euros (gratuito para professores acompanhantes). Inclui bilhete de entrada nos Passadiços do Paiva.

Promotor / Reservas: AGA – Associação Geoparque Arouca; Reservas através do preenchimento e submissão do formulário abaixo, com 15 dias úteis de antecedência. Para mais informações contactar através de 256 940 254 ou geral@aroucageopark.pt .

Conselhos úteis: Os participantes devem trazer (i) roupa e calçado, adequados a caminhada e de acordo com as condições de estado de tempo previstas; (ii) água e barritas energéticas; (iii) máquina fotográfica. É aconselhável a realização deste programa, a partir de março, para observação de um maior número de espécies de flora.

Informações importantes e condições: 

(i)             Este programa integra a oferta dos Programas Educativos do Arouca Geopark promovidos e dinamizados pela AGA – Associação Geoparque Arouca;

(ii)            Reservas através do preenchimento e submissão do formulário abaixo, com 15 dias de antecedência. Para mais informações contactar através de 256 940 254 ou geral@aroucageopark.pt;

(iii)           Em caso de previsão de chuva ou outras condições meteorológicas adversas, a data de atividade terá que ser alterada, mediante disponibilidade dos serviços;

(iv)           Não é possível a realização da atividade a pessoas com vertigens e mobilidade reduzida ou condicionada;

(v)            No caso de ocorrer atrasos do grupo, o trajeto percorrido poderá ser adaptado, por forma a cumprir a hora de término da visita, com o intuito de não comprometer outros serviços agendados pela AGA;

(vi)           Para cada programa, por monitor, são admitidos um máximo de 30 alunos e um mínimo de 20. Para números inferiores ou superiores contactar os serviços;

(vii)          Programa sujeito à disponibilidade dos Passadiços do Paiva;

(viii)         A AGA salvaguarda-se no direito de alterar o preço da atividade sempre que surjam alterações no preço dos bilhetes de entrada na infraestrutura.

(ix)           Para mais informações contactar, a entidade de gestão do Arouca Geopark através de 256 940 254 ou geral@aroucageopark.pt .