S2: Changement climatique: réalité et défis du Arouca Geopark


2019/2020 | Saídas de Campo

Sinopse: As alterações climáticas são um problema global, reconhecido como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta Terra e a sociedade enfrentam atualmente. Mitigação e adaptação são palavras de ordem para esta problemática. A compreensão do paradigma de que «o passado é a chave do futuro», a monitorização e inventariação de fauna e flora, a preocupação na preservação de espécies e práticas agrícolas mais resilientes, a utilização de energias renováveis, a reciclagem, a degradação de solos ou o impacte dos incêndios são alguns dos temas explorados nesta saída de campo, a partir da observação de exemplos concretos no terreno. 

Região | Ponto de partida / chegada: Serra da Freita | Merujal (Parque de Campismo) / Parque Eólico da Serra da Freita 

Extensão / Grau de dificuldade / Duração: 1400 m / fácil / 2h30 

Pontos de interesse: Geossítios Frecha da Mizarela (G6), Contacto litológico da Mizarela (G5), Panorâmica do Detrelo da Malhada (G1), EBIO do Merujal, Parque Eólico da Serra da Freita 

Preço (por aluno): 4 Euros (gratuito para professores acompanhantes) 

Promotor / Reservas: AGA – Associação Geoparque Arouca; Reservas através do preenchimento e submissão do formulário abaixo, com 15 dias úteis de antecedência. Para mais informações contactar através de 256 940 254 ou geral@aroucageopark.pt  . 

Notas: (i) Para cada programa, por monitor, são admitidos um máximo de 50 alunos e um mínimo de 15. Para nº superior ou inferior de participantes, contactar os serviços; (ii) A deslocação entre a Mizarela e o Parque Eólico da Serra da Freita é feita no autocarro do grupo; (iii) A visita à região do Parque Eólico não prevê a visita/entrada na Central de Comandos do Parque Eólico, nem ao interior dos aerogeradores.