INTÉRPRETE DO AROUCA GEOPARK


Formação

O turismo apresenta atividades fortemente assentes na relação direta entre o prestador de serviço/produto e o cliente, este último cada vez mais informado, assistindo-se a uma procura mais exigente e a uma oferta necessariamente mais qualificada – tendência refletida no tipo de serviços e produtos disponíveis bem como no grau de qualidade dos mesmos. Revela-se assim, neste contexto, fundamental regulamentar o serviço de visitas interpretadas no território Arouca Geopark Mundial da UNESCO para que o mesmo seja reconhecido como um serviço de qualidade.

Face a este reconhecimento internacional alcançado verificou-se um aumento significativo do número de visitantes ao território nos últimos anos. Consequentemente, e dadas as caraterísticas do território, entendeu-se necessário assegurar que estes visitantes compreendam e valorizem o património existente através da interpretação e personalização dos locais visitados, com o intuito de acrescentar valor e enriquecer a experiência do visitante justificando-se, assim, a criação desta formação de Intérprete do Arouca Geopark.

Destinatários: Técnicos nas áreas de Turismo, Animação Turística e Sociocultural, Hotelaria, Restauração, Museus ou outros (seleção sobre avaliação curricular e/ou entrevista), com frequência ou conclusão do 12º ano de escolaridade. Ativos no setor turístico.

Nº de horas: 50 horas 

Entidade formadora: ADRIMAG

Objetivos:

  • Formar Intérpretes do património existente no Arouca Geopark;

  • Conhecer o Património Natural e Cultural do Arouca Geopark;

  • Sensibilizar para a conservação da Geodiversidade e da Biodiversidade;

  • Desenvolver percursos e rotas turísticas com base no Património local;

  • Promover a conservação da Geodiversidade e da Biodiversidade;

  • Promover e desenvolver percursos e rotas turísticas e dar informações sobre atividades económicas, culturais e de animação no território;

  • Promover a sustentabilidade da utilização dos recursos, a maximização da qualidade da experiência turística e a prossecução do desenvolvimento local;

  • Organizar atividades diversificadas de interpretação do Património local ajustadas aos objetivos e aos destinatários, utilizando estratégias e os respetivos requisitos humanos e materiais necessários à sua implementação.

Se desejar participar nesta formação deverá enviar email para geral@roucageopark.pt, manifestando o seu interesse em participar e questionando quais as condicionantes inerentes.