Notícias


Atualidade

Arouca Geopark reconhecido como Destino Sustentável de Grau «Ouro»

24/02/2023
Certificado Green Destination

O Arouca Geoparque Mundial da UNESCO foi distinguido com o certificado de Destino Sustentável de Grau «Ouro», pela Green Destination. O território Arouca Geopark vê, assim, distinguida a sua política de sustentabilidade, através do programa Green Destinations Award, que certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, ​​a nível internacional, de acordo com critérios ambientais, socioeconómicos e culturais. 

O galardão foi entregue, hoje, 24 de fevereiro, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Arouca, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, do Presidente da Green Destinations Foundation, Albert Salman, do Presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins e do Sócio-gerente e consultor de turismo sustentável da Th1nk Mate – Lda., Pedro Mendes.

Margarida Belém destacou o “enorme orgulho, mas também a enorme responsabilidade a conquista de um reconhecimento do trabalho que todo este território tem vindo a realizar.” “Todo este percurso tem sido um esforço coletivo – Município, AGA, ADRIMAG, empresários da hotelaria, animação turística”, referiu a autarca, que manifestou já o desejo de “não ficar por este patamar e avançar para o próximo – a certificação de platina.”

Albert Salman, que esteve presente de forma online, parabenizou o território Arouca Geopark pela classificação de excelência alcançada nesta certificação, referindo que as sinergias criadas entre as entidades locais, regionais e nacionais são a alavanca para que este destino turístico continue a sustentar e reforçar a sua atratividade.

Luís Pedro Martins, também, destacou o trabalho desenvolvido pelo Município nos últimos anos, revelando: “Arouca tem-nos dado muitas alegrias” e cada vez mais se assume como uma das grandes âncoras desta região turística, razão pela qual “[a entidade regional de turismo] Porto e Norte tem levado Arouca para todo lado, nesse mundo afora.” Sublinhou ainda a importância da certificação atribuída hoje por uma entidade com os créditos firmados como é o caso da Green Destinations Foundation.

Nuno Fazenda, a quem coube encerrar a cerimónia de certificação, considerou que Arouca tem vindo a “afirmar-se consistentemente na área do turismo, de forma inovadora e sem perder a identidade”, pelo que “constitui uma mais-valia para o turismo do país”. Sobre a importância da certificação obtida, o governante defendeu que “liderar o turismo do futuro significa um turismo mais sustentável.” “Isto só se faz preservando património natural porque não há turismo sem as nossas praias, sem as nossas serras”, disse o governante.

Cerimónia Green Destination


Sobre o Green Destinations Awards & Certification Program

A Fundação Green Destinations é uma organização internacional para o desenvolvimento e reconhecimento de destinos e negócios de turismo sustentável, fundada em 2014 e com sede nos Países Baixos, encontrando-se acreditada pelo Global Tourism Sustainable Council (GSTC).

O Green Destinations Awards & Certification Program desafia os destinos (municípios, regiões, áreas protegidas e/ou classificadas) a adotar e a promover uma gestão responsável do seu território de forma contínua e sustentável. Tem como objetivo principal estimular e premiar as boas práticas de gestão territorial, reconhecendo o progresso na gestão sustentável dos destinos, da sua liderança e das suas políticas.

Este selo, Green Destinations Gold Award, configura um patamar de desenvolvimento e de certificação de desempenho de sustentabilidade baseada em evidências e verificação de forma independente, de acordo com os padrões internacionais ditados pelo Global Tourism Sustainable Council (GSTC).

Os destinos aderentes participam num ciclo de gestão da sustentabilidade que visa a melhoria contínua através de avaliações regulares e verificações independentes. Estas auditorias são realizadas por um auditor independente a cada 2 anos.

Paralelamente ao programa de certificação, o Município de Arouca, desde 2020, tem vindo a participar no Top 100 Sustainability Stories, competição anual da Green Destinations que visa eleger os 100 destinos mais sustentáveis do mundo e promover as melhores Histórias de Boas Práticas. Na atual edição, a História de Boas Práticas do Município de Arouca está nomeada como uma das finalistas na sua categoria (Top 3), sendo que o resultado desta distinção irá ser revelado no dia 7 de março, numa cerimónia da Green Destinations a ter lugar na feira de turismo ITB Berlin.

Para mais informações acerca da Green Destinations: www.greendestinations.org

mais notícias

Ação de reflorestação Sra. da Mó
28/01/2023
Arouca Geopark e Jornada Mundial da Juventude plantam vida na Sra. da Mó
Saber mais
Boas Festas!
22/12/2022
Boas Festas!
Saber mais
A
03/11/2022
Arouca Geopark doa Pedras Parideiras a unidades museológicas portuguesas
Saber mais
AM
28/10/2022
Arouca Geopark assina protocolo de geminação com geoparque mexicano
Saber mais
Museu
25/10/2022
Trilobites gigantes de Canelas reconhecidas entre os primeiros cem geossítios do mundo pela União Internacional das Ciências Geológicas
A União Internacional das Ciências Geológicas (IUGS) reconheceu as Trilobites Gigantes do Ordovicico Médio da pedreira de Canelas entre os primeiros cem geossítios com elevada relevância mundial. A certificação será entregue numa cerimónia organizada pelo Geoparque da Costa Basca Geoparque Mundial da UNESCO, em Zumaia, Espanha, no próximo dia 27 de outubro.
Saber mais
SE
18/10/2022
“Serviços Educativos e visitas Escolares” dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal
Saber mais
pp
02/10/2022
Passadiços do Paiva eleitos a Melhor Atração Turística e Melhor Atração de Turismo Aventura da Europa
Saber mais
GD
01/10/2022
Arouca Geopark integram lista TOP 100 dos Destinos Mais Sustentáveis do Mundo
Saber mais
P
04/08/2022
Passadiços do Paiva nomeados para os World Travel Awards
Saber mais
Radar
15/07/2022
Reabertura do Piso Panorâmico do Radar Meteorológico de Arouca
O 10º piso do Radar Meteorológico de Arouca volta a estar disponível para visita, entre 15 de julho e 15 de setembro de 2022.
Saber mais
Pedras
15/06/2022
Pedras Parideiras classificadas como Monumento Natural Local
Saber mais
Default
23/05/2022
Arouca Geopark acolhe Encontro de Geoparques Mundiais da UNESCO de Portugal
Saber mais