Notícias


Atualidade

PASSADIÇOS DO PAIVA GANHAM «ÓSCAR EUROPEU DO TURISMO»

04/09/2016
World Travel Awardas

Os Passadiços do Paiva acabam de arrecadar um dos mais importantes prémios mundiais de turismo: os «World Travel Awards», na categoria «Europe’s leading tourism development project 2016» (projeto europeu inovador de desenvolvimento turístico). Considerado um projeto inovador a nível mundial, a nomeação para os «World Travel Awards» (considerados os «óscares do turismo») confirmou isso mesmo. Após um período de votação online, os Passadiços do Paiva são destino turístico mundial de excelência, tendo o prémio sido entregue à vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, na gala de consagração, que decorre na Sardenha (Itália), esta noite (4 de setembro).

 «Este é o corolário de uma estratégia bem sustentada, em que a autarquia e o Arouca Geopark tiveram a coragem de apostar. Os Passadiços do Paiva abriram-nos o horizonte para um recurso até há pouco tempo inacessível – o rio Paiva – e passaram a assumir-se como o polo aglutinador de uma oferta turística de relevância mundial, ligada aos recursos naturais. Este prémio é um reconhecimento mundial pelo trabalho que diariamente desenvolvemos no terreno. É também uma responsabilidade acrescida, para continuarmos nesta dinâmica de darmos a conhecer os nossos recursos naturais, para que nos ajudem, conhecendo-os, a preservá-los», afirmou Margarida Belém, na sequência do anúncio dos vencedores dos «World Travel Awards».

 A fabulosa viagem ao longo dos Passadiços do Paiva traduz-se, numa verdadeira surpresa, atualmente, e na sequência dos incêndios que lavraram em Arouca, com apenas metade dos oito quilómetros de percurso abertos à visitação. Espera-se que, muito em breve, todo o troço esteja recuperado e aberto ao público, para que todos possam contemplar a natureza em estado puro.

Caminhar ao longo dos Passadiços do Paiva é como fazer uma viagem pela biologia, pela geologia, pela história da vida no planeta, escrita na paisagem. Ao longo do percurso, o rio Paiva corre de forma quase musical, subindo o seu caudal em período de inverno, estendendo a adrenalina das suas águas bravas aos aventureiros do rafting e do kayak. Pela margem, a viagem começa nas zonas balneares do Areinho e/ou de Espiunca, e a meio do percurso abre-se, diante de nós, o pequeno paraíso da zona de recreio e lazer do Vau. São os oito quilómetros de uma vida.

 Os «World Travel Awards» foram criados em 1993, com o objetivo de reconhecer a excelência de projetos turísticos em todo o mundo. O galardão (selo de qualidade) é uma das mais importantes distinções mundiais que podem ser conferidas a projetos do sector do turismo. A votação online decorreu entre 7 de março e 17 de julho, aberta ao público de todo o mundo. De referir que foi a primeira vez que esta categoria esteve a votação, o que faz com que, na próxima edição, o Arouca Geopark faça parte do júri destes prémios.

mais notícias

Arouca Geopark
01/09/2016
ATIVIDADE TURÍSTICA NO AROUCA GEOPARK CONDICIONANTES À VISITAÇÃO
Informação útil
Saber mais
A melhor broa caseira
31/08/2016
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CONCURSO «A MELHOR BROA CASEIRA»
Arouca
Saber mais
Passadiços do Paiva
19/08/2016
PASSADIÇOS DO PAIVA: TROÇO ESPIUNCA–VAU REABRE NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA
Arouca
Saber mais
Arouca Geopark
12/08/2016
COMUNICADO | 12 DE AGOSTO DE 2016, 18H00
Arouca Geopark
Atividade turística no Arouca Geopark - condicionantes
Saber mais
Passadiços do Paiva
11/08/2016
INCÊNDIO PROVOCA ENCERRAMENTO DOS PASSADIÇOS DO PAIVA, POR TEMPO INDETERMINADO - REAGENDAMENTO DE VISITAS -
Arouca
Saber mais
Recriação Histórica
24/07/2016
E A VIAGEM NO TEMPO CHEGA AO FIM
Arouca
Depois de três dias intensos, a viagem no tempo chega ao fim.
Saber mais
Ciência Viva no Verão
21/07/2016
INTERPRETAÇÃO DA PAISAGEM AO LONGO DOS PASSADIÇOS DO PAIVA
Percorrer os Passadiços do Paiva é descobrir uma paisagem de características singulares, que urge preservar e interpretar para a melhor podermos vivenciar.
Saber mais
Geólogo por um dia
30/05/2016
«GEÓLOGO POR UM DIA» NO CENTRO HISTÓRICO DE AROUCA
Arouca
Decorreu ontem, dia 30 de maio, o peddy-paper 'Geologia Urbana da Vila de Arouca', dinamizado pela AGA - Associação Geoparque Arouca, em celebração do Dia Nacional do Geólogo.
Saber mais
VIII Jornadas de Turismo
19/05/2016
GASTRONOMIA AROUQUENSE ENRIQUECE AS VIII JORNADAS DE TURISMO
Vila Nova de Gaia
No próximo dia 19 de maio, o Arouca Geopark estará representado nas VIII Jornadas de Turismo, a realizar no auditório ISLA - Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, em Vila Nova de Gaia, sob o mote «Turismo à Mesa».
Saber mais
1º ENCONTRO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL DE BASE COMUNITÁRIA
13/05/2016
AROUCA GEOPARK NO 1º ENCONTRO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL DE BASE COMUNITÁRIA
Ilha Terceira
Nos dias 13 e 14 de maio, o Arouca Geopark encontra-se representado no 1º Encontro de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), a decorrer no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, como exemplo de boas práticas de cooperação.
Saber mais
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
18/04/2016
DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS
Arouca
No Arouca Geopark, assinala-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril) com um conjunto de iniciativas em torno do tema proposto para este ano - Desporto, um Património Comum.
Saber mais
Visita do Ministro Vieira da Silva
17/04/2016
OFERTA PEDAGÓGICA «QUALIFICA» O AROUCA GEOPARK
Exponor - Matosinhos
O Ministro do Trabalho e da Solidariedade e Segurança, Vieira da Silva, visitou o stand do Arouca Geopark na Qualifica, a 16 de abril.
Saber mais