GEOfood


Alimento da Terra para um estilo de vida saudável

A iniciativa e marca registada GEOfood surgiu em 2015, coordenada pelo Magma Geopark na Noruega, Odsherred Geopark na Dinamarca, Rokua Geopark na Finlândia e Rejkyanes Geopark na Islândia.  Constitui hoje uma Rede Internacional, que reúne vários Geoparques Mundiais da UNESCO e que pretende promover e valorizar a relação entre o seu singular património geológico e as tradições alimentares locais. 

A Associação Geoparque Arouca (AGA) tem vindo a dinamizar e a promover o setor agrícola e a respetiva fileira alimentar por via do projeto municipal Arouca Agrícola articulando-o com os princípios da rede GEOfood. O objetivo: vincular alimentação e território, turismo e saúde, sustentabilidade e sabor e, desta forma, aproximar o consumidor da natureza, dos produtos locais e da sua origem e cultura. 

Atualmente o Arouca Geopark integra a Rede Internacional GEOfood oferecendo localmente uma rede de restaurantes aderentes, que incluem maior variedade de produtos locais nos seus menus; visitas turísticas a produtores - «Itinerários Arouca Agrícola»; ações de sensibilização; junto da comunidade escolar, por via do restaurante pedagógico e das cantinas ou dos programas e projetos educativos.        

Conheça o Folheto GEOfood e o Regulamento. Caso pretenda aderir ou obter mais informações contacte-nos para geral@aroucageopark.pt .

                                                               

 Prémios e distinções:

  • Food & Nutrition Awards - 2017 e 2018

food