Casa das Pedras Parideiras - Centro de Interpretação


A pedra que pare pedra

Para melhor compreender estas rochas enigmáticas, que os populares apelidaram de Pedras Parideiras, e a dinâmica do Arouca Geopark, vale a pena visitar a Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação. Aberto ao público desde novembro de 2012, tem como objetivo contribuir para a conservação, compreensão e valorização deste geossítio de relevância internacional, apoiando as visitas turísticas e educativas a este espaço. 


Espaços:

  • Receção e Loja: aqui poderá obter informações sobre as visitas à Casa das Pedras Parideiras e Piso Panorâmico do Radar Meteorológico de Arouca, bem como a todo o território Arouca Geopark. Adicionalmente, encontra os  produtos da região desde as compotas, o mel, os licores, às peças de artesanato. Local de acesso gratuito.

  • Auditório: com capacidade de 30 lugares sentados, aqui os visitantes podem visualizar o documentário 3D "Pedras Parideiras: um tesouro geológico" e melhor compreender este importante património geológico. Entrada paga. Para informações sobre disponibilidade e preços, contactar os serviços ou reservar diretamente aqui.

  • Amostra de afloramento rochoso coberto: aqui poderá observar com detalhe as Pedras Parideiras. Acesso condicionado, em caso de estarem a decorrer visitas guiadas. Para informações adicionais, contactar os serviços.

  • Amostra de afloramento rochoso a céu aberto: aqui poderá observar a área de afloramento rochoso principal das Pedras Parideiras e ainda a envolvente à aldeia da Castanheira, com particular destaque para a queda de água da Frecha da Mizarela. Acesso livre e gratuito.


Visitas guiadas:

  • Educativas ou turísticas ao Centro de Interpretação: poderá agendar a sua visita guiada à Casa das Pedras Parideiras e/ou complementá-la com a visita ao Piso Panorâmico do Radar Meteorológico de Arouca (informações aqui). Para tal, deverá fazê-lo com 5 dias úteis de antecedência. Para mais informações contactar os serviços. 

  • Educativas que integrem a Casa das Pedras Parideiras e/ou Piso Panorâmico do Radar Meteorológico de Arouca. Oferta de Saídas de Campo dinamizadas pela AGA - Associação Geoparque Arouca aqui. Reservas com 15 dias úteis de antecedência.

  • Interpretadas no planalto da Serra da Freita, e/ou outros pontos do Arouca Geopark, que integrem este geossítio, com recurso a um guia  intérprete local. Poderá conhecer as nossas sugestões aqui e entrar em contacto com os nossos serviços, para reservar aqui. Reservas com 15 dias úteis de antecedência.


Outras atividades:

  • Castanheira+ : durante o ano de 2017, o programa Castanheira+ conta com atividades diversificadas e diferenciadoras de +Ciência, +Cultura, +Arte e +Desporto  nas infraestruturas da aldeia da Castanheira: a Casa das Pedras Parideiras e o Radar Meteorológico de Arouca (Piso Panorâmico), destinadas a crianças (C+ Kids), famílias (C+ Famílias) e/ou adultos (C+). Mais informações aqui.

  • Se pretender desenvolver outras atividades na Casa das Pedras Parideiras e/ou Piso Panorâmico do Radar Meteorológico de Arouca, entre em contacto com os nossos serviços.


Rotas e percursos que este geossítio integra:

  • Rota dos Geossítios do Arouca Geopark - itinerário A "Freita: a Serra Encantada. Mais informações aqui

  • Rota da Água e da Pedra - Linha F: Freita. Mais informações aqui.

  • Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. Mais informações aqui.

  • Percurso Pedestre de Pequena Rota 15. Mais informações sobre o PR15 - Viagem à Pré-História aqui


Adicionar à minha viagem >

Informações úteis

Rua de Santo António - Albergaria da Serra, 4540-013, Arouca
Aveiro, Arouca, Castanheira
256 484 093
256 940 254
pedrasparideiras@aroucageopark.pt
seg - dom: 09:30 - 12:30
seg - dom: 14:00 - 17:00