Radar Meteorológico de Arouca


Um radar com vista para uma das mais belas paisagens do mundo 

Ainda não subimos à torre, e já estamos a mais de 1000 metros de altitude, com os pés assentes no Pico do Gralheiro. A vista sobre o planalto da Freita é soberba. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não poderia ter escolhido melhor local para instalar o terceiro radar da sua rede. O edifício, de forma curiosa, apresenta-nos um piso panorâmico (o 10.º), onde a paisagem que se avista deixa de ser soberba e passa a ser verdadeiramente avassaladora. 

Circulando pelo espaço arredondado, em dias límpidos, é possível observar desde a Figueira da Foz até ao Grande Porto. A nossos pés é paisagem rochosa que predomina, com o planalto da Freita logo ali, perdendo-se de vista até à imponência das montanhas do Montemuro, Estrela ou Caramulo.

Aqui, é possível não só acolher a visita de todos quantos queiram deslumbrar-se, como também, no âmbito de visitas científicas, conhecer o funcionamento técnico desta infraestrutura dedicada à vigilância e monitorização meteorológica, entre outras áreas de atuação do IPMA. A gestão destas visitas é da responsabilidade da AGA – Associação Geoparque Arouca, com base num protocolo celebrado com o IPMA.

COVID-19 | FACE À PANDEMIA COVID-19, AS VISITAS GUIADAS AO RADAR METEOROLÓGICO DE AROUCA ESTÃO SUSPENSAS POR PERÍODO INDETERMINADO.

Adicionar à minha viagem >

Informações úteis

Costa da Castanheira, 4540-012, Albergaria da Serra
Aveiro, Arouca, Albergaria da Serra
256 484 093
pedrasparideiras@aroucageopark.pt
  • Latitude 40,844923
  • Longitude -8,279637