Actualidad
A Rota dos Geossítios celebra o seu quarto aniversário, com o reforço
da sinalética rodoviária e o lançamento de novos ímans, desenvolvidos pela
artesã arouquense Isabel Freire (Oficina ID), alusivos à Rota.
Foi a 25 de julho de 2015 que AGA – Associação Geoparque Arouca lançou a Rota dos Geossítios do Arouca Geopark, um novo produto turístico para este território classificado pela UNESCO. A rota, que se encontra devidamente sinalizada, integra 31 geossítios do Arouca Geopark e é composta por 3 itinerários: itinerários A «Freita: a serra encantada», B «Pelas minas e recantos desconhecidos do Paiva» e C «Paiva: o vale surpreendente». Para suporte à visita, encontra-se ainda disponível a publicação «Guia da Rota dos Geossítios do Arouca Geopark», organizando-se também, todos os anos, o Programa anual Rota dos Geossítios Interpretada, que consta de diversas visitas interpretadas pelos três itinerários.
Margarida Belém, presidente da Direção da AGA e da Câmara Municipal de Arouca, não hesita, quando se trata de assumir que «foi uma aposta ganha a criação deste novo produto turístico (Rota dos Geossítios). Com a Rota dos Geossítios, o Arouca Geopark conseguiu aproximar o público geral, de um património, que até à data, era mais procurado por professores, investigadores e cientistas, permitindo, assim, que o conhecimento chegasse mais longe».
Passados quatro anos, desde o seu lançamento, muitas são as atividades que a AGA têm dinamizado em torno da Rota dos Geossítios, de que são exemplo as cinco edições das visitas interpretadas a esta Rota, nas quais já participaram cerca de 700 pessoas. Esta rota, também, inspirou os parceiros da AGA na criação de novos produtos, nomeadamente, merchandising, que se encontra disponível para venda na Casa das Pedras Parideiras – centro de interpretação, e na Loja Interativa de Turismo. Atualmente, a AGA está a promover, na sua página de Facebook, quatro sorteios dos novos ímans/ magnéticos da Rota dos geossítios, em parceria com a Oficina ID.