2023/2024 | Saídas de Campo no Arouca Geopark
Sinopse: Na Serra da Freita as rochas graníticas e xistentas modelam a paisagem, onde se destaca a beleza natural e o ambiente rural serrano. A visita ao miradouro da Frecha da Mizarela, onde se observa a maior queda de água de Portugal continental, e contacto litológico da Mizarela testemunham o comportamento destes dois tipos de rochas à erosão e consequente formação da queda de água do rio Caima. A saída de campo conta ainda com paragem e visita ao Campo de Dobras da Castanheira e à Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação onde se melhor se pode compreender a história do planeta Terra e, muito em particular, as profundas transformações sofridas por este no final do Paleozoico.
Região | Ponto de partida / chegada: Serra da Freita | Frecha da Mizarela / Aldeia da Castanheira - Pedras Parideiras.
Extensão / Grau de dificuldade / Duração: 500 m / fácil / 3h00*
Pontos de interesse: Geossítios Frecha da Mizarela (G6), Contacto litológico da Mizarela (G5), Campo de Dobras da Castanheira (G8) e Pedras Parideiras (G7)/ Casa das Pedras Parideiras , aldeia da Mizarela e Castanheira
Preço (por aluno): 5,00 Euros (gratuito para professores acompanhantes)
Promotor / Reservas: AGA – Associação Geoparque Arouca; Reservas através do preenchimento e submissão do formulário abaixo, com 15 dias úteis de antecedência. Para mais informações deve contactar através de geral@aroucageopark.pt (preferencial) ou 256 940 254, ou 915 435 846.
Notas
*tempo médio