Atualidade
O Geoparques Mundiais da UNESCO,
pelas suas caraterísticas e pelo valor do seu património, são verdadeiros
laboratórios a “céu aberto”, onde cientistas, estudantes, professores e
cidadãos podem contribuir para o aprofundamento do conhecimento do próprio território,
investigando e produzindo conhecimento em várias áreas, como a geologia,
biologia, geografia, climatologia, ambiente, sociedade, paisagem, entre tantas
outras.
Neste sentido, estes territórios têm procurado dar especial destaque a esta realidade, afirmando-se como territórios de Ciência, enquanto estratégia e condição essencial para alcançarem o principal objetivo que levou à sua classificação - o Desenvolvimento Sustentável. Porém, a Ciência produzida nestes territórios deve ser feita com a participação das populações (Ciência cidadã), colocando-a ao serviço dos seus problemas e necessidades e disponibilizando os resultados de uma forma aberta e acessível (Open Science). A afirmação dos Geoparques como laboratórios vivos aproxima, de uma forma efetiva, a Ciência das populações, tornando estas últimas, atores do conhecimento.
Pelo exposto, os Geoparques Mundiais da UNESCO em Portugal consideram que a investigação e a inovação se poderão desenvolver numa trajetória de crescimento sustentado, contribuindo para que o conhecimento se venha a tornar cada vez mais determinante para as dinâmicas territoriais, para a competitividade do país à escala internacional. Os Geoparques dão apoio à Investigação através da facilitação de contactos com Centros de Investigação, Instituições de Ensino e stakeholders locais. Disponibilizam visitas guiadas, e ainda outros apoios, sujeitos a candidatura, estabelecem parcerias com os stakeholders locais, na ótica da promoção e valorização do território, e constituem redes de parceiros compostas por elementos da restauração, hotelaria, da área da animação turística e serviços essenciais (serviços públicos administrativos, de saúde públicos e privados), que em conjunto permitem uma maior e melhor experiência territorial aliada às necessidades da Investigação a realizar.
Conscientes das suas dinâmicas e da importância que assumem nos seus territórios, os cinco Geoparques UNESCO em Portugal, em parceria com o Turismo de Portugal, desenvolveram o Catálogo de Investigação, que pretende demonstrar a razão pela qual estes territórios classificados são espaços de conhecimento e de ciência, atraindo cada vez mais um número significativo de investigadores, nacionais e internacionais.
Saiba mais aqui: Catálogo de Investigação Científica - Geoparques Portugueses UNESCO