Geossítio 25 Coleção de fósseis do Museu das Trilobites

Da jazida fossilífera popularmente conhecida como a “Pedreira do Valério”, são extraídas ardósias, desde meados do século XX, cuja finalidade é a sua transformação e posterior utilização na construção civil. Com a lavra desta pedreira, tem sido descoberta uma importante fauna de invertebrados fósseis, constituída por trilobites, bivalves, rostroconchas, gastrópodes, cefalópodes, braquiópodes, equinodermes, hyolítideos, conulárias, ostracodos, graptólitos e icnofósseis. Interpretados pelos primeiros trabalhadores como «animais tempo do dilúvio», atualmente sabemos serem fósseis dos seres vivos que habitam o oceano que bordejava a margem sul do paleocontinente Gondwana, há cerca de 465 milhões de anos (Darriwiliano – Ordovícico Médio).

O registo paleontológico das trilobites encontradas é importante não só pelo gigantismo alcançado por muitas espécies (as maiores do mundo), mas também pelo seu estado de preservação. Neste sentido, as condições ambientais de então favoreceram a conservação de mudas de carapaça, junto a cadáveres completos de algumas espécies trilobites, de modo que muitos destes fósseis completam o conhecimento de alguns destes animais fósseis. O maior contributo desta jazida ao nível da biologia das trilobites consiste na descoberta de associações mono e pluri-específicas destes fósseis. A concentração em pequenos espaços de grupos de indivíduos em estado ontogénico similar foi aqui interpretada como indicativa do comportamento gregário alcançado por muitas trilobites durante a muda das carapaças ou a reprodução.

O Museu das Trilobites foi inaugurado a 1 de julho de 2006 e reúne alguns dos exemplares fósseis mais notáveis encontrados durante a laboração da pedreira de ardósias – um exemplo ímpar de cooperação da indústria e da ciência. Este é um geossítio de relevância internacional do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO, também distinguido pela União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS), em 2022, como um dos 100 primeiros sítios mais importantes à escala mundial dada a sua relevância científica.

 

Interesses

Paleontológico Paleontológico
Paleogeográfico Paleogeográfico
Sedimentológico Sedimentológico
Estratigráfico Estratigráfico

Uso

Educativo Educativo
Turístico Turístico
Científico Científico

Relevância

Internacional Internacional

Coordenadas Coleção de fósseis do Museu das Trilobites

Fotografias e Vídeos Galeria