decoration decoration

O Centro de Interpretação

Casa das Pedras Parideiras

Para melhor conhecer as Pedras Parideiras, marque a sua visita guiada ao nosso Centro de Interpretação!

No auditório, numa viagem a três dimensões, compreenderá melhor este «tesouro geológico», as suas características únicas no mundo e a importância da sua preservação. Poderá também explorar a «História do Homem no Arouca Geopark», complementado com o núcleo expositivo: Iter Hominis.

É na Receção/Loja que funciona a bilheteira e o local onde poderá obter informação turística ou produtos da região.  Já nas áreas exteriores de Mostra a Céu Aberto e Mostra Coberta poderá observar a rocha granítica.

A Casa das Pedras Parideiras integra o itinerário A da Rota dos Geossítios e o percurso da Serra da Freita do Iter Hominis.

A Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação disponibiliza Serviços Educativos. Neste âmbito realizam-se atividades e visitas guiadas adaptadas aos diferentes públicos onde são explorados temas como a formação da Pangeia, a formação da paisagem atual através do desgaste e erosão das rochas, a ligação do Homem às Pedras Parideiras ou o meio rural (modos de vida, agricultura, biodiversidade e arquitetura serrana). A visita a este ponto pode também ser integrada com outros locais do Arouca Geopark no âmbito dos Programas Educativos do Arouca Geopark.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

 

ods 4
ods 8
ods 11
ods 12
ods 15
ods 17
Mostra Coberta
Auditório
Receção / Loja
Mostra a Céu Aberto
Casa das Pedras Parideiras

Horário de funcionamento 
09:30h às 12:30 | 14:00h às 17:00

Última visita guiada
12:00h | 17:00h

Encerrado
1 de janeiro | Domingo de Páscoa | 24 e 25 de Dezembro
Tarde de 31 de Dezembro

Conheça as

Pedras Parideiras

Este é um tesouro que pode descobrir na Aldeia da Castanheira, no coração da Serra da Feita. As Pedras Parideiras estão classificadas como geossítio de relevância internacional do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO e Monumento Natural Local.

Geossítio de relevância internacional do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO e Monumento Natural Local.

Um Fenómeno

Geológico

Entre a comunidade científica, esta rocha é um caso de estudo, enigmático, e de elevado valor. Os geólogos designam esta rocha por Granito Nodular da Castanheira, pelos nódulos que a rocha granítica encerra, repletos de particularidades, que justificam a sua classificação como geossítio de relevância internacional, entre os 41 do Arouca Geopark.

Um Fenómeno

Cultural

Desde tempos imemoriais que esta rocha desperta a curiosidade dos povos ancestrais da Serra da Freita, comprovado por nódulos encontrados em escavações arqueológicas, nas proximidades da aldeia. É também objeto de lendas e inspirador de doces regionais. O misticismo e crenças em torno desta rocha, transmitido de geração em geração, levou a que ficasse conhecida popularmente como «Pedra Parideira».

Desvende os segredos das Pedras Parideiras, ao realizar a visita guiada ao Centro de Interpretação – a Casa das Pedras Parideiras, percorra a Aldeia da Castanheira e/ou suba ao Piso Panorâmico do Radar Meteorológico de Arouca. Deixe-se encantar pela Serra da Freita!

Visite-nos!

A Casa das Pedras Parideiras está aberta diariamente, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, sendo uma infraestrutura acessível.

Realizamos visitas guiadas para diferentes públicos, nomeadamente famílias, grupos turísticos e escolas. Consulte a nossa programação Castanheira+ e participe nas atividades!

Faça a sua

Reserva

Atualidade

Pedras Parideiras,

um Fenómeno Único no mundo

Fotografias e Vídeos

Galeria

A Casa das Pedras Parideiras é gerida pela AGA – Associação geoparque Arouca. Esta unidade foi inaugurada a 3 de novembro de 2012 e tem por:

Missão

Contribuir para a proteção, conservação, compreensão e valorização das Pedras Parideiras;

Contribuir para o aprofundamento do conhecimento científico sobre este geossítio de relevância internacional e Monumento Natural Local;

Estabelecer e/ou fortalecer relações com a comunidade local e do território Arouca Geopark.

Visão

Ser reconhecida como uma instituição de excelência e de referência pela comunidade, enquanto promotora do desenvolvimento económico sustentável da região, através da gestão do Arouca Geopark, de acordo com as diretrizes dos Geoparques Mundiais da UNESCO.

Valores

Proteção do ambiente;

Desenvolvimento sustentável;

Identidade;

Memória;

Responsabilidade social e ambiental;

Qualidade dos serviços;

Equidade e igualdade de tratamento dos visitantes;

Competência técnica e profissionalismo;

Trabalho de equipa e em rede.

Experiências

Ao Seu Redor