Geossítio 10 Costa da Castanheira

Uma paisagem avasseladora…

Subimos ao Pico do Gralheiro, a 1046 metros de altitude, nas imediações da Aldeia da Castanheira, e apreciamos a paisagem que se estende sobre o nosso olhar: o planalto da Serra da Freita e as aldeias serranas, a Serra da Estrela, a Ria de Aveiro. Aqui, ergue-se a torre do Radar Meteorológico de Arouca, sendo possível subir ao Piso 10 – Piso Panorâmico, e em dias límpidos, obter uma panorâmica, a 360º, avassaladora sobre esta paisagem.

O Radar Meteorológico de Arouca é uma infraestrutura do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O rastreio realizado por este equipamento permite a deteção e acompanhamento de fenómenos meteorológicos adversos na região norte de Portugal, fornecendo um valioso contributo nos domínios da previsão e vigilância meteorológica. As visitas guiadas a esta infraestrutura são realizadas por marcação na Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação e contemplam a interpretação da paisagem, bem como o funcionamento técnico deste edifício do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no domínio da monitorização meteorológica.

 

Este geossítio faz parte do Itinerário A: Freita, A Serra Encantada.
Saiba mais sobre a Rota dos Geossítios aqui.

Geossítio10

A Panorâmica da Costa da Castanheira constitui um geossítio de interesse geomorfológico e cartográfico. Localizado a 1046 metros de altitude, constitui-se um magnífico ponto de observação, tanto da geologia como da morfologia e paisagem da Serra da Freita, assim como também dos conjuntos morfoestruturais envolventes, beneficiando, atualmente, da varanda panorâmica situada no 10º piso do Radar Meteorológico de Arouca (RMA).

Posicionado sobre rochas metamórficas com mais de 500 milhões de anos, o geossítio/radar situa-se no sudoeste da Serra da Freita, vislumbrando-se para Norte, em dias de céu limpo, toda a sua zona planáltica drenada pelo Rio Caima, com especial realce para a Frecha da Mizarela, as diversas aldeias serranas, alguns dos geossítios do planalto e ainda o respetivo Parque Eólico. Observam-se, ainda nesta direção, o Vale do Arda, os montes do Gamarão, o encaixado Vale do Paiva e o Maciço de Montemuro. Para oriente, merece particular destaque a Serra de Arada e para ocidente obtém-se uma panorâmica privilegiada para o Oceano Atlântico, numa extensão superior a 100 quilómetros, sobressaindo a cidade e a Ria de Aveiro e a área urbana do Porto. A Sul/ Sudoeste destaca-se a falha Felgueira-Preguinho (NW-SE), responsável pela brusca vertente sudoeste da Serra da Freita que, ao causar um desnível com cerca de 200 metros no Maciço da Gralheira, origina dois blocos, correspondendo o mais elevado à Serra da Freita e o mais baixo à Serra do Arestal. Ainda nesta direção observa-se o Vale do Vouga encontrando-se evidenciada a albufeira da Barragem de Ribeiradio. A Sul do Vale do Vouga avizinha-se a Serra do Caramulo, seguindo-se o Vale do Mondego e a Serra da Estrela a marcar o horizonte, a Sudeste.

Interesses

Geomorfológico Geomorfológico
Cartográfico Cartográfico
Rede Natura 2000 Natura 2000

Uso

Educativo Educativo
Turístico Turístico

Relevância

Regional Regional

Coordenadas Costa da Castanheira

Fotografias e Vídeos Galeria

Experiência 360º

360-circle 360-outside-circle

360 Costa da Castanheira