Geoparque Mundial da UNESCO
Guardado entre as montanhas, entre o norte e o centro de Portugal, o Arouca Geopark integrou, em abril de 2009, a Rede Global de Geoparques (GGN) e a Rede Europeia de Geoparques (EGN), à data, sob os auspícios da UNESCO.
Neste território com 328 km², que correspondem à área administrativa do Município de Arouca, foi reconhecida a existência de um património geológico valioso, inventariado em 41 geossítios. A quatro destes locais de interesse geológico «Pedras Parideiras, Icnofósseis de Cabanas Longas e Icnofósseis de Mourinha» foi atribuída relevância internacional dado o seu valor excecional. O património geológico, aliado ao restante património natural e cultural do território, justificou a criação do Arouca Geopark.
Em novembro de 2015, a GGN e a UNESCO fundaram o Programa Internacional de Geociências e Geoparques, que permitiu classificar áreas geográficas como Geoparques Mundiais da UNESCO.
A AGA – Associação Geoparque Arouca é a entidade responsável pela gestão da marca territorial “Arouca Geopark”, registada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial e desempenha um papel importante no desenvolvimento da região.
Os Geoparques Mundiais da UNESCO são territórios bem definidos que possuem paisagem únicas, com um património geológico de relevância internacional. Este património é trabalhado através de uma abordagem holística, onde as populações têm um papel ativo na criação de estratégias de desenvolvimento, cujos princípios fundamentais são a Geoconservação, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e o Turismo.
Atualmente, existem em Portugal seis geoparques classificados pela UNESCO que constituem a Rede Portuguesa de Geoparques, sob a égide da Comissão Nacional da UNESCO. Esta rede teve início em 2006 com adesão de Geopark Naturtejo à GGN. Seguiu-se o Arouca Geopark em 2009, o Geopark Açores, em 2013 e o Geopark Terras de Cavaleiros, em 2014. O Estrela Geopark aderiu em 2020 e em 2024 foi classificado o sexto geoparque português, com a integração do Oeste Geopark na GGN e EGN.