Geopark Digital Que histórias nos contam as rochas das Montanhas Mágicas?
Os pontos mais elevados do Arouca Geopark são o Marco Geodésico da Pedra Posta (1222 m), localizado na Serra de Montemuro; o Detrelo da Malhada (1099 m), o Marco Geodésico de S. Pedro Velho (1077 m) e a Panorâmica da Costa da Castanheira desde o Radar Meteorológico de Arouca (1046 m), na Serra da Freita; e ainda do Portal do Inferno (940 m), na Serra da Arada. A partir destes geossítios é possível observar, entre outros, os contornos das denominadas Montanhas Mágicas®, área abrangida pelos municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, e de intervenção da ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira.
O relevo das Montanhas Mágicas® é marcado por duas grandes estruturas: o Maciço da Gralheira, onde se inserem as serras da Freita, Arada e Arestal, e o Maciço do Montemuro, dominado pela serra do Montemuro. «Quando desfrutamos das paisagens de uma serrania ou calcorreamos os seus caminhos há questões que, perante tal cenário, muitas vezes colocamos a nós próprios, do tipo “Como se formou esta serra?”, “Como vieram aqui parar estas rochas?” ou “Como será esta paisagem e esta montanha daqui por muito tempo?”. Na área das Montanhas Mágicas, onde se enquadra o Arouca Geopark, tudo terá começado há cerca de 560 milhões de anos, numa história dada a conhecer na primeira edição da Revista “MAGazine Montemuro, Arada e Gralheira” (pág. 20 a 23) da autoria do Coordenador Científico da AGA – Associação Geoparque Arouca, Artur Abreu Sá.
Sugestões para explorar a temática:
– Artigo «Que histórias nos contam as rochas do território enquadrado pelas serras de Montemuro, Arada e Gralheira» in Revista MAGazine Montemuro, Arada e Gralheira” Nº1 : faça download dos recursos pdf disponibilizados;
Sugestões para Explorar a Temática
Fotografias e Vídeos Galeria
Pedra Posta