Panorâmica do
Radar Meteorológico de Arouca
Para apreciar a Aldeia da Castanheira, nada melhor que subir ao 10º piso do Radar Meteorológico de Arouca, o geossítio «Panorâmica da Costa da Castanheira». Além da aldeia, em dias límpidos, podemos contemplar a Serra da Freita, a Ria de Aveiro, o Oceano Atlântico ou as serras da Estrela, Montemuro, Gerês, entre outros.
As visitas guiadas a esta infraestrutura são realizadas por marcação na Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação e contemplam a interpretação da paisagem, bem como o funcionamento técnico deste edifício do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no domínio da monitorização meteorológica.
Horário de funcionamento
Agosto
Visitas individuais, por reserva, de quarta a domingo
Setembro a Julho
Visitas para grupos mínimos de 12 pessoas, por reserva prévia
Visitas Educativas
Ao subir ao décimo piso do Radar Meteorológico de Arouca, onde se localiza o geossítio Panorâmica da Costa da Castanheira (G10), evidenciam-se diferentes formas de relevo: o planalto da Serra da Freita, o vale do rio Caima e a queda de água da Fecha da Mizarela e ainda, em dias límpidos, as Serras do Caramulo, Estrela, Montemuro, Gerês e a planície litoral, com a ria de Aveiro e o Oceano Atlântico como pano de fundo.
A visita a esta infraestrutura contempla a análise das formas de relevo e o enquadramento técnico desta infraestrutura do IPMA no domínio da previsão e vigilância meteorológica, especialmente na deteção e acompanhamento de fenómenos meteorológicos adversos que, pontualmente, originam a ocorrência de catástrofes naturais na região norte. Poderá optar por realizar a visita apenas a esta infraestrutura ou no âmbito de uma Saída de Campo dos Programas Educativos do Arouca Geopark.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
Faça a sua
Reserva
Visita Guiada à Casa
das Pedras Parideiras
Visita guiada ao Radar
Meteorológico de Arouca
Visitas Educativas
Audioguias
Castanheira +
Visitas Interpretadas
Experiência 360º