29 – À Descoberta dos Anfíbios com a Why Not On Nature
#segundociclo
A Serra da Freita é uma região montanhosa que possui uma biodiversidade significativa, incluindo uma variedade significativa de anfíbios. Entre os anfíbios facilmente encontrados na Serra, estão algumas espécies típicas de Portugal continental. Alguns exemplos incluem:
- Tritão-de-ventre-laranja (Lissotriton boscai): É um pequeno tritão que habita áreas com água doce, como lagoas e riachos, geralmente em altitudes mais elevadas.
- Rã-ibérica (Rana iberica): Essa espécie é endêmica da Península Ibérica e pode ser encontrada em charcos, lagoas e cursos de água na Serra da Freita.
- Salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica): É uma salamandra de pequeno porte que ocorre em áreas florestais, especialmente em florestas de carvalhos, frequentemente perto de cursos de água.
Além dessas espécies, também podem ser encontradas outras espécies de anfíbios, como sapos e outros tritões, que são comuns em ambientes aquáticos e húmidos da região a coberto da noite.
Para além de interagir com as espécies vamos sensibilizar para a preservação e conservação dos habitats naturais na Serra da Freita são fundamentais para a manutenção e sobrevivência destas espécies de anfíbios e de toda a biodiversidade da região.
Pontos de Interesse: Área de Recreio e Lazer de Albergaria da Serra, Inscrição de Albergaria da Serra, Portela da Anta, Monte calvo e geossítios Filão de Quartzo de Cabaços e Pedras Parideiras.
Geossítios
Promotor: Why Not On Nature Lda
Contactos para reservas: 919126662 (Joaquim Silva) ou 964479331 (Pedro Resende) ou ainda através do email whynot.on.nature@gmail.com . As marcações devem ser feitas com pelo menos 7 dias de antecedência.
Notas
- Mínimo de 8 alunos e máximo de 80 alunos
- Disciplinas específicas/Cursos em que se enquadra a atividade: Ciências Naturais
- Percurso pedestre com cerca de 7 km perfeitamente adaptado a esta faixa etária
- Dada a especificidade desta visita, é necessário fazer a coberto do lusco-fusco e da noite, a visita terá uma duração de 4h, entre as 18h30 e as 22h30 e poderá ser realizada nos meses de abril, maio, setembro, outubro e novembro devido ao período de não hibernação dos anfíbios devido à temperatura;
- Em caso de condições meteorológicas adversas remarcação da visita interpretada para nova data favorável a ambas as partes;
- Custo de 25% em caso de cancelamento por parte da escola;
- Inclui:
- 2 guias Why Not On Nature durante toda a visita interpretada (1 guia por cada 20 alunos no máximo);
- seguro obrigatório de acidentes pessoais;
- seguro obrigatório de responsabilidade civil
- Exclui:
- transporte de e para os pontos de partida e chegada. Caso seja necessário a empresa pode tratar do transporte mediante consulta.