38 – Em Busca da Biodiversidade da Serra da Freita com a Why Not On Nature
#secundario, #universitario
A Serra da Freita é uma região rica em biodiversidade, com uma variedade de ecossistemas e espécies que a habita. Integrada na Rede Natura 2000, a biodiversidade inclui florestas de carvalhos, castanheiros, pinheiros e áreas arbustivas de espécies como urze, carqueja, giesta, tojo ou feto. Estes espaços são o lar de várias espécies de mamíferos, como o lobo-ibérico, javali, gineta, corço e raposas. A avifauna na Serra da Freita também é abundante, com espécies como o falcão-peregrino, águia-de-asa-redonda, coruja-do-mato, melro-das-rochas, pica-pau, cuco, poupa ou o cartaxo, entre outros. Além disso, a Serra da Freita abriga várias espécies de anfíbios, répteis e insetos. Tritões, rãs, cobras-de-água e lagartos são alguns exemplos de répteis que podemos encontrar. A Serra da Freita também é conhecida por sua diversidade de flora, com espécies endêmicas e plantas raras. Vários tipos de narcisos, gencianas e diversas plantas aromáticas são algumas das espécies encontradas na região. O conhecimento destes ecossistemas é meio caminho andando para a preservação da biodiversidade local, sendo de extrema importância para garantir a sobrevivência das espécies e manter o equilíbrio natural. A implementação de áreas protegidas e a conscientização sobre a importância da conservação são fundamentais para garantir o respeito das gerações futuras pela biodiversidade.
Pontos de Interesse: Capela da Sra da Lage, Estação de Biodiversidade do Merujal, rio Caima
Promotor: Why Not On Nature Lda
Contactos para reservas: 919126662 (Joaquim Silva) ou 964479331 (Pedro Resende) ou ainda através do email whynot.on.nature@gmail.com . As marcações devem ser feitas com pelo menos 7 dias de antecedência.
Notas:
- Mínimo de 8 alunos e máximo de 80 alunos:
- Disciplinas específicas/Cursos em que se enquadra a atividade: biologia, geologia, Turismo de Natureza, Rotas e itinerários de turismo, comportamento organizacional, Curso Profissional de Turismo, Técnico superior de turismo
- Percurso pedestre com cerca de 8Km de manhã e 6Km de tarde num total de 14Km;
- Roteiro pedestre: Capela da Sra. da Lage / Vale Raíz / S. Pedro Velho / EBIO (Frecha da Mizarela e Contacto Litológico) / Praia Fluvial de Albergaria da Serra (almoço) / Caminho da levada de Albergaria da Serra / Pedras Boroas / Detrelo da Malhada.
- Em caso de condições meteorológicas adversas remarcação da visita interpretada para nova data favorável a ambas as partes;
- Custo de 25% em caso de cancelamento por parte da escola;
- Inclui:
- guia Why Not On Nature durante toda a visita interpretada (1 guia por cada 20 alunos no máximo);
- seguro obrigatório de acidentes pessoais;
- seguro obrigatório de responsabilidade civil
- Exclui:
- almoço, que deverá ser levado na mochila;
- transporte de e para os pontos de partida e chegada. Caso seja necessário a empresa pode tratar do transporte mediante consulta.