38 – Em Busca da Biodiversidade da Serra da Freita com a Why Not On Nature

#secundario, #universitario

A Serra da Freita é uma região rica em biodiversidade, com uma variedade de ecossistemas e espécies que a habita. Integrada na Rede Natura 2000, a biodiversidade inclui florestas de carvalhos, castanheiros, pinheiros e áreas arbustivas de espécies como urze, carqueja, giesta, tojo ou feto. Estes espaços são o lar de várias espécies de mamíferos, como o lobo-ibérico, javali, gineta, corço e raposas. A avifauna na Serra da Freita também é abundante, com espécies como o falcão-peregrino, águia-de-asa-redonda, coruja-do-mato, melro-das-rochas, pica-pau, cuco, poupa ou o cartaxo, entre outros. Além disso, a Serra da Freita abriga várias espécies de anfíbios, répteis e insetos. Tritões, rãs, cobras-de-água e lagartos são alguns exemplos de répteis que podemos encontrar. A Serra da Freita também é conhecida por sua diversidade de flora, com espécies endêmicas e plantas raras. Vários tipos de narcisos, gencianas e diversas plantas aromáticas são algumas das espécies encontradas na região. O conhecimento destes ecossistemas é meio caminho andando para a preservação da biodiversidade local, sendo de extrema importância para garantir a sobrevivência das espécies e manter o equilíbrio natural. A implementação de áreas protegidas e a conscientização sobre a importância da conservação são fundamentais para garantir o respeito das gerações futuras pela biodiversidade.

Pontos de Interesse: Capela da Sra da Lage, Estação de Biodiversidade do Merujal, rio Caima

Duração média: 06h00
Extensão: 14,00 km
Grau de dificuldade: Difícil
Preço: 25,00€ p/ aluno

Promotor: Why Not On Nature Lda

 

Contactos para reservas: 919126662 (Joaquim Silva) ou 964479331 (Pedro Resende) ou ainda através do email whynot.on.nature@gmail.com . As marcações devem ser feitas com pelo menos 7 dias de antecedência.

 

Notas:

  • Mínimo de 8 alunos e máximo de 80 alunos:
  • Disciplinas específicas/Cursos em que se enquadra a atividade: biologia, geologia, Turismo de Natureza, Rotas e itinerários de turismo, comportamento organizacional, Curso Profissional de Turismo, Técnico superior de turismo
  • Percurso pedestre com cerca de 8Km de manhã e 6Km de tarde num total de 14Km;
  • Roteiro pedestre: Capela da Sra. da Lage / Vale Raíz / S. Pedro Velho / EBIO (Frecha da Mizarela e Contacto Litológico) / Praia Fluvial de Albergaria da Serra (almoço) / Caminho da levada de Albergaria da Serra / Pedras Boroas / Detrelo da Malhada.
  • Em caso de condições meteorológicas adversas remarcação da visita interpretada para nova data favorável a ambas as partes;
  • Custo de 25% em caso de cancelamento por parte da escola;
  • Inclui:
    • guia Why Not On Nature durante toda a visita interpretada (1 guia por cada 20 alunos no máximo);
    • seguro obrigatório de acidentes pessoais;
    • seguro obrigatório de responsabilidade civil
  • Exclui:
    • almoço, que deverá ser levado na mochila;
    • transporte de e para os pontos de partida e chegada. Caso seja necessário a empresa pode tratar do transporte mediante consulta.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Agendar a Visita - formulário de pré-reserva

    Fotografias e Vídeos Galeria

    Merujal

    Merujal

    Detrelo da Malhada

    Detrelo da Malhada

    S.Pedro Velho

    S.Pedro Velho

    S. Pedro Velho

    S. Pedro Velho

    Frecha da Mizarela

    Frecha da Mizarela

    Contacto Litológico da Mizarela

    Contacto Litológico da Mizarela

    Pedras Boroas do Junqueiro

    Pedras Boroas do Junqueiro

    Pedras Boroas

    Pedras Boroas

      Outras Saídas de campo