FAQ’s

A Casa das Pedras Parideiras acolhe visitantes e realiza visitas guiadas de segunda a domingo das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. O horário das últimas visitas guiadas (para um máximo de 30 pessoas) é às 12h00, no período da manhã, e às 17h00, no período da tarde.

Encerramos nos dias 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 24 e 25 de dezembro e ainda na tarde de 31 de dezembro.

Não. Na aldeia da Castanheira encontrará a Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação que é composto pelas seguintes áreas: (i) Mostra a céu aberto – uma área de acesso livre e gratuito onde pode observar as Pedras Parideiras; (ii) Mostra Coberta – área de acesso gratuito, mas de acesso condicionado, caso estejam a decorrer visitas guiadas neste Centro de Interpretação. Aqui também poderá observar as Pedras Parideiras; (iii) Receção e Loja - onde poderá obter informações sobre as Pedras Parideiras e o restante território Arouca Geopark, observar nódulos de Pedras Parideiras e ainda comprar produtos locais; (iv) Auditório onde são enquadradas as visitas guiadas, dando a conhecer as Pedras Parideiras e/ou a história do Homem no Arouca Geopark.

Sim, poderá visitar autonomamente a área de Mostra a Céu Aberto das Pedras Parideiras. Recomendamos que atente no painel interpretativo que consta no local e que aceda à informação do geossítio através do QR Code disponível na bandeirola identificativa do local. A entrada na Receção da Casa das Pedras Parideiras, dentro do horário de funcionamento, é gratuita e aqui encontrará mais informação sobre este fenómeno geológico.

Caso estejam a decorrer visitas guiadas o acesso à Área de Mostra Coberta poderá estar temporariamente condicionado. Será permitido o acesso a esta área após o final da visita.

Não. Este é um fenómeno geológico de relevância internacional do Arouca Geopark. Assim a AGA – Associação Geoparque Arouca tem o compromisso de assegurar a salvaguarda deste património geológico. Alertamos para o facto de que a venda de património é ato punível com coima, perante a legislação nacional.

Sim, a Casa das Pedras Parideiras (CPP) é acessível. O acesso à Receção e Loja é feito a partir da varada da CPP. Por sua vez, o acesso ao Auditório é realizado pela Rua de Santo António e entrada pela porta Este do Auditório, requerendo algum auxílio, devido à inclinação da rua. Recomendamos, por isso, contacto prévio com os nossos serviços para prestar o melhor apoio à sua visita.

Não. O acesso é restrito a quem realiza visitas guiadas. Os WC’s públicos mais próximos localizam-se na Área de Recreio e Lazer de Albergaria da Serra (40.865783, -8.277308) ou Parque de Merendas do Merujal (40.871413, -8.288341).

A Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação é gerida pela AGA – Associação Geoparque Arouca, tal como as visitas guiadas ao Piso Panorâmico do Radar Meteorológico de Arouca. Desta feita estão aprovados, em reunião de Direção da AGA, descontos para jovens, séniores, famílias, habitantes do concelho de Arouca (que se façam acompanhar de comprovativo de residência), parceiros sedeados na área das Montanhas Mágicas e titulares de vouchers (de alojamento de unidades associadas da AGA ou de distribuição no âmbito de eventos ou projetos pontuais). Consulte a tabela de preços em vigor e/ou entre em contacto com os nossos serviços.

Sim, durante as visitas guiadas, poderá aceder ao Piso Panorâmico do Radar Meteorológico de Arouca através do elevador.

Sim. Em época baixa as visitas realizam-se apenas por marcação e para um grupo mínimo de 12 pessoas. No período de verão estão disponíveis vários horários de visita, que estão limitados a 30 pessoas, pelo que deverá agendar a sua visita por forma a garantir que pode visitar esta infraestrutura.

Sim, mediante marcação prévia, disponibilidade dos serviços, e para um mínimo de 12 pessoas. Pontualmente realizam-se visitas temáticas/intrpretadas nas quais se poderá inscrever individualmente. Sugerimos que contacte os serviços para mais informações.