Geopark Digital Estações de Biodiversidade: explorar o património natural
A riqueza biológica existente no Arouca Geopark, particularmente nos Sítios de Interesse Comunitário (SIC) Rede Natura 2000 Serra da Freita e Arada e no SIC Rio Paiva, justificaram a implementação de duas Estações de Biodiversidade (EBIO) no terreno. São elas a EBIO do Merujal (situada na Serra da Freita, ao longo do trajeto do percurso de Pequena Rota 7), que foi inaugurada no ano de 2014, e os Biospots dos Passadiços do Paiva (localizada ao longo dos Passadiços do Paiva), inaugurados no ano de 2015.
As estações integram uma Rede de EBIOs nacional onde, ao longo de um percurso pedestre, podemos encontrar painéis informativos com conteúdos sobre a fauna, a flora e/ou os fungos que podem ser observados ao longo do trajeto. Desta feita, estes painéis funcionam como «guia de campo» para os visitantes, que encontrarão nestes imagens e descrições das espécies emblemáticas do território. As EBIOs têm por objetivo aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade, contribuir para a valorização do património natural e, muito especialmente, promover a participação dos cidadãos na inventariação da riqueza biológica de um local.
Todos a pessoas são, assim, convidadas a envolver-se, ativamente, neste projeto de ciência cidadã, pelo que desafiamos todos a «RIPAR», ou seja, a Registar as observações através de fotografia, Identificar as espécies e PARtilhar a informação com a sociedade através do website https://www.biodiversity4all.org/ . Em alternativa, poderá carregar as imagens captadas através do seu telemóvel, a qualquer momento, na Rede Global através da app iNaturalist (disponíveis para download na App Store ou Google Play), ficando também associadas à plataforma nacional Biodiversity4all.
Estas ferramentas permitem identificar as espécies observadas, através do auxílio de cientistas e naturalistas. Nestas poderá carregar as observações realizadas, em qualquer ponto do país, pelo que é uma sugestão para, em tempos de confinamento explorar a biodiversidade à sua volta, conectando-se à natureza. Ao registrar e compartilhar as observações realizadas estará a criar dados de investigação valiosos que poderão ser úteis para que cientistas possam melhor conhecer e proteger a natureza. A preservação da biodiversidade, bem como a estabilidade dos ecossistemas é uma necessidade premente e da maior importância para os seres humanos! Entre muitos outros fatores, a extinção de espécies representa uma perda irreversível de códigos genéticos únicos, muitas vezes ligados ao desenvolvimento de novos medicamentos.
Sugestões para explorar a temática:
- EBIOs do Arouca Geopark: consultar os painéis de cada uma das nossas EBIOs nos documentos pdf anexos PAIVA Biospots e EBIO Merujal;