Geossítio 1 Detrelo da Malhada

A inspiração escrita na paisagem…

Suspenso sobre a encosta norte da Serra da Freita, o Miradouro do Detrelo da Malhada convida-nos a apreciar a paisagem montanhosa do norte de Portugal. Nas imediações localiza-se o ponto mais alto da Serra da Freita. Daqui, em dias límpidos, é possível observar a Serra do Marão, as serranias que compõem o Parque Nacional da Peneda-Gerês ou o Parque das Serras do Porto. Por sua vez, para oeste, a zona montanhosa dá lugar ao litoral destacando-se a área urbana das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, Espinho ou Santa Maria da Feira, bordejadas pelo Oceano Atlântico. Mesmo em frente a encosta serrana culmina no vale de Arouca, onde se instalou e cresceu o centro histórico, em torno do Mosteiro de Arouca, ladeado por férteis solos agrícolas alimentados pelas águas do rio Arda e afluentes. A Senhora da Mó ergue-se entre o vale de Arouca e o vale de Moldes, a este, e protegem o vale do Paiva a nordeste.

Por aqui passa um dos percursos pedestres geoturísticos do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO. Classificado de Pequena Rota, o PR16, conta com 12 km de extensão, é circular e leva-o a descobrir a paisagem granítica do planalto da Freita.

O miradouro circular do Detrelo da Malhada assenta sobre rochas metamórficas: xistos mosqueados (metassedimentos xisto-grauváquicos) verticalizados, como se fossem muralhas protetoras da Serra da Freita.

A abrupta vertente norte da Serra da Freita e o fecundo vale do rio Arda (onde assenta a vila de Arouca) estendem-se à nossa frente. O vale de Arouca (conhecido, geomorfologicamente, por alvéolo complexo de Arouca) está entalhado sobre uma rocha magmática – o quartzodiorito de Arouca, muito propenso à meteorização química. O seu fundo tem acumulados sedimentos resultantes da erosão das serranias que envolvem o vale e que aqui ficaram retidos, em grande parte devido à dureza e resistência à erosão da «Pedra Má» (uma rocha corneana, localizada no limite das freguesias de Rossas e Várzea), um geossítio do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO, localizado na Ecovia do Arda.

A incisão do rio Arda (Bacia Hidrográfica do Douro) ocorrida no final do Cenozoico, bem como a formação dos solos férteis do vale, que hoje conhecemos, foi decisiva para a implantação do Mosteiro de Arouca, bem como para o desenvolvimento deste território.

A vista sobre a encosta norte da Serra da Freita preserva diferentes níveis de erosão, que comprovam o movimento de deslocação dos blocos, que elevaram a Serra da Freita, sendo possível distinguir, com alguma clareza, o contacto entre os metassedimentos e o quartzodiorito de Arouca, marcado por diferenças no relevo e na vegetação.

A instalação do plutão quartzodiorítico induziu um marcado metamorfismo de contacto, evidenciado, neste local, pela presença dos xistos mosqueados.

Interesses

Geomorfológico Geomorfológico
Petrológico Petrológico
Cartográfico Cartográfico
Rede Natura 2000 Natura 2000

Uso

Educativo Educativo
Turístico Turístico

Relevância

Regional Regional

Coordenadas Detrelo da Malhada

Fotografias e Vídeos Galeria

Detrelo da Malhada

Detrelo da Malhada

Detrelo da Malhada

Detrelo da Malhada

Detrelo da Malhada

Detrelo da Malhada

Detrelo da Malhada

Detrelo da Malhada

Detrelo da Malhada

Detrelo da Malhada

    Experiência 360º

    360-circle 360-outside-circle

    Detrelo da Malhada