“Cabreiros, uma Aldeia Viva”: educar com o território, criar com a comunidade
Teve início o projeto educativo “Cabreiros, uma Aldeia Viva”, que une alunos e professores do 6.º ano da Escola Básica de Arouca às comunidades de Cabreiros e Tebilhão, com o objetivo de aproximar a escola do território e valorizar as tradições locais.
Para marcar o arranque da iniciativa, um grupo de senhoras de Cabreiros visitou a escola, no dia 23 de outubro, para partilhar histórias, memórias e costumes com os alunos. Um verdadeiro encontro de gerações em torno da preservação do património e da identidade da aldeia.
Integrado no programa Aldeias Vivas, o projeto transforma o território num espaço educativo vivo e criativo, onde cada rua, rosto e recanto contam uma história. Com uma abordagem interdisciplinar e colaborativa, que envolve todas as disciplinas do 6.º ano, incluindo o ensino artístico, serão desenvolvidas oficinas, recolhas de histórias de vida e momentos culturais com artistas e habitantes locais, reforçando a ligação entre cultura, arte e educação.
O encontro terminou com uma canção tradicional interpretada pelas Cantadeiras de Cabreiros, à qual os alunos se juntaram com entusiasmo, celebrando, em coro, o espírito comunitário que este projeto procura preservar e renovar.
Da responsabilidade da AGA – Associação Geoparque Arouca, do Município de Arouca e do Agrupamento de Escolas de Arouca, este projeto reforça o compromisso conjunto com a educação, a cultura e o desenvolvimento sustentável, dando voz e vida às comunidades rurais.



