História Radar Meteorológico de Arouca
O Radar Meteorológico de Arouca faz parte da Rede de Radares do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, situando-se nas proximidades da Aldeia da Castanheira (Serra da Freita). Esta infraestrutura permite a deteção e acompanhamento de fenómenos meteorológicos de tempo severo (chuva, vento forte, granizo ou até tornados), que têm forte impacto na salvaguarda de vidas, bens e diversas atividades socioeconómicas. Assinalamos a importância das imagens de radar em setores como a aeronáutica, durante as visitas ao Piso Panorâmico, bem como a panorâmica obtida deste geossítio do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO, onde se destaca a Ria de Aveiro, Oceano Atlântico, Serra da Estrela, Área Metropolitana do Porto, entre outras.
Contactos
Visita Educativa
Ao subir ao décimo piso do Radar Meteorológico de Arouca, onde se localiza o geossítio Panorâmica da Costa da Castanheira (G10), evidenciam-se diferentes formas de relevo: o planalto da Serra da Freita, o vale do Rio Caima e a queda de água da Fecha da Mizarela e ainda, em dias límpidos, as serras do Caramulo, Estrela, Montemuro, Gerês e a planície litoral, com a Ria de Aveiro e o Oceano Atlântico como pano de fundo.
A visita a esta infraestrutura contempla a análise das formas de relevo e o enquadramento técnico desta infraestrutura do IPMA, no domínio da previsão e vigilância meteorológica, especialmente na deteção e acompanhamento de fenómenos meteorológicos adversos, que pontualmente originam a ocorrência de catástrofes naturais na região norte. Poderá optar por realizar a visita apenas a esta infraestrutura ou no âmbito de uma Saída de Campo dos Programas Educativos do Arouca Geopark.
Visitas Educativas
05 – Riscos Naturais e Alterações Climáticas: Aprender no Arouca Geopark
07 – Castanheira: Dois Geossítios, um Geoparque Mundial da UNESCO