News


Present

Alojamento em Arouca com taxa de ocupação a rondar os 100% em semana de feriados

12/06/2020
Frecha da Mizarela

São já visíveis os primeiros sinais de retoma da atividade turística em Arouca, com os empreendimentos turísticos a estarem praticamente esgotados nesta semana com dois feriados. Entre 10 e 14 de junho, a taxa de ocupação dos empreendimentos turísticos locais é de quase 100%. Também os Passadiços do Paiva estão com lotação esgotada por estes dias.

«Nestas primeiras semanas de desconfinamento, têm sido muitas as pessoas que têm procurado as nossas serras e os equipamentos turísticos, com natural destaque para os Passadiços do Paiva. Tal indicia que os turistas nos percecionam como um destino seguro”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Arouca e Presidente da Associação Geoparque Arouca, Margarida Belém». «Esperamos assim que o verão possa ser um verão com forte procura do nosso território, não só pelos turistas nacionais, mas também pelo mercado espanhol, o mais relevante mercado externo», acrescentou.

Para Paula Brito, gerente do Hotel S. Pedro, «esta semana está a ser um bom arranque, estamos com uma boa taxa de ocupação. As pessoas demonstram confiança nos nossos serviços e estão a cumprir as regras de higienização sem qualquer problema. O facto de Arouca ser um destino de natureza estimula a procura. Denoto um aumento do número de noites por estadia e as pessoas procuram, maioritariamente, os programas de natureza, os percursos pedestres e, claro, os Passadiços do Paiva. Tenho expectativa de que a abertura da Ponte Suspensa ajude na recuperação do setor.»

Por sua vez, Pedro Teixeira, gerente da empresa de animação turística da Just Come, refere que «tendo em conta a atual situação provocada pela pandemia Covid-19, o arranque da atividade turística está a ser boa. Arouca está a ter muita procura. Sentimos que as pessoas que nos procuram estão extremamente felizes por saírem de casa e poderem experimentar a sensação de liberdade e contacto com a natureza, que as atividades nesta região permitem. A nossa preocupação com o cumprimento das normas, que fazemos questão de explicar no início de cada atividade, faz com que as pessoas tenham confiança nas medidas adotadas e no nosso trabalho e sintam mais segurança».

 Também na área da restauração, os primeiros sinais são animadores. João Dias, gerente do restaurante Assembleia Wine Bar & Restaurant, afirma que «perante a cenário atual, não temos muitas razões de queixa. Os clientes parabenizam-nos pelas medidas adotadas e dizem que se sentem seguros no nosso restaurante. Arouca tem tido muita procura, é um destino de natureza. As pessoas procuram, cada vez mais, o território nacional, nomeadamente, o interior e Arouca é um dos destinos escolhidos, porque temos os Passadiços do Paiva, a Serra da Freita, a gastronomia, as aldeias. Os Passadiços do Paiva continuam a ser alavanca do turismo e, na minha opinião, serão muito importantes na recuperação da economia. Também acredito que, assim que for possível, os estrangeiros procurarão Portugal porque, para além de sermos um país de sol, mar e montanha, também temos tido um bom desempenho na luta contra a Covid-19».

Loja Interativa de Turismo de Arouca com selo Clean & Safe

A Loja Interativa de Turismo de Arouca recebeu recentemente este selo e, em breve, espera-se que o Arouca Geopark também possa ter este selo. Também são vários os operadores turísticos locais que detêm este selo, como é o caso dos associados da AGA citados na notícia – Just Come, Hotel. S Pedro e Assembleia Wine Bar & Restaurant.

O selo Clean & Safe do Turismo de Portugal visa distinguir os atores turísticos que cumpram as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com Covid-19. É uma medida que procura sensibilizar os empreendimentos para os procedimentos mínimos a adotar e incentivar a retoma do setor do turismo a nível nacional e internacional, reforçando a confiança de todos no destino Portugal e nos seus recursos turísticos.

more news

Biodiversidade
04/06/2020
Um novo projeto pelo ambiente e pela biodiversidade
Learn more
EAGR
25/05/2020
Website da Rota Europeia Atlântica de Geoturismo já está disponível
Learn more
Arouca Geopark
23/05/2020
AGA: reabertura de equipamentos e espaços
Learn more
vaca-loura
22/05/2020
Embaixadores da Vaca-loura
Learn more
museus_unidadesinterpretativas.jpg
18/05/2020
Museu de Arte Sacra reabriu ao público
Learn more
Detrelo da Malhada
03/05/2020
Geossítio do Detrelo da Malhada, na Freita, vandalizado
Learn more
menos plástico, mais vida
30/04/2020
Vídeo educativo aproxima problemáticas do território aos alunos
Learn more
RMA
29/04/2020
Alunos Universitários Conhecem o Radar Meteorológico de Arouca em Tempos de Pandemia
Learn more
Geoturismo
22/04/2020
World Earth Day 2020 (Our Common Home Day)
Learn more
Visita educativa aos Passadiços do Paiva
18/04/2020
Arouca Geopark Provides Online Resources
Learn more
A Espia
08/04/2020
Rio de Frades é um dos cenários da série da RTP «A Espia»
Learn more
Cartaz Geo-Arte
28/03/2020
Geo-Arte | Concurso suspenso
Learn more