P1: “Os mistérios da aldeia das Pedras Parideiras”


None | Saídas de Campo no Arouca Geopark

Sinopse: A vida na aldeia da Castanheira, afamada pelas suas Pedras Parideiras, é marcada pelas lides rurais das quais fazem parte a cultura das hortícolas e as lides com o gado de raça arouquesa. Venha percorrer uma aldeia tipicamente serrana que cresceu com as suas enigmáticas Pedras Parideiras e conhecer os hábitos das gentes que por aqui habitam. A visita inclui a entrada e visualização do filme 3D “Pedras Parideiras: um tesouro geológico” na Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação.

Região | Ponto de partida / chegada: Serra da Freita | Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação

Extensão / Grau de dificuldade / Duração: 1000 m / fácil / 2h00

Pontos de interesse: Aldeia da Castanheira e geossítio Pedras Parideiras (G7)

Preço (por aluno): 4,50 Euros (gratuito para professores acompanhantes)

Promotor / Reservas: AGA – Associação Geoparque Arouca; Reservas através do preenchimento e submissão do formulário abaixo, com 15 dias úteis de antecedência. Para mais informações contactar através de pedrasparideiras@aroucageopark.pt (preferencial), ou 256 940 254, ou 256 484 093.

Notas: Para cada programa, por monitor, são admitidos um máximo de 30 alunos e um mínimo de 15. Para números inferiores ou superiores de participantes, contactar os serviços.

  • A realização da visita, devido à COVID-19, obedecerá às regras de limite de ajuntamentos  vigentes (nacional e/ou do concelho de Arouca) na via pública e no auditório da Casa das Pedras Parideiras. Desta feita, o tempo médio de visita poderá ser superior ao indicado;
  • Em caso de previsão de chuva, neve, trovoada ou muito frio sugerimos a alteração de data da visita.