decoration decoration

O Centro de Interpretação

Casa das Pedras Parideiras

Para melhor conhecer as Pedras Parideiras, marque a sua visita guiada ao nosso Centro de Interpretação!

No auditório, numa viagem a três dimensões, compreenderá melhor este «tesouro geológico», as suas características únicas no mundo e a importância da sua preservação. Poderá também explorar a «História do Homem no Arouca Geopark», complementado com o núcleo expositivo: Iter Hominis.

É na Receção/Loja que funciona a bilheteira e o local onde poderá obter informação turística ou produtos da região.  Já nas áreas exteriores de Mostra a Céu Aberto e Mostra Coberta poderá observar a rocha granítica.

A Casa das Pedras Parideiras integra o itinerário A da Rota dos Geossítios e o percurso da Serra da Freita do Iter Hominis.

Mostra Coberta
Auditório
Receção / Loja
Mostra a Céu Aberto
Casa das Pedras Parideiras

Coordenadas da Costa da Castanheira

Contactos

Horário de funcionamento 
09:30h às 12:30 | 14:00h às 17:00

Última visita guiada
12:00h | 17:00h

Encerrado
1 de janeiro | Domingo de Páscoa | 24 e 25 de Dezembro
Tarde de 31 de Dezembro

A Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação disponibiliza Serviços Educativos. Neste âmbito realizam-se atividades e visitas guiadas adaptadas aos diferentes públicos onde são explorados temas como a formação da Pangeia, a formação da paisagem atual através do desgaste e erosão das rochas, a ligação do Homem às Pedras Parideiras ou o meio rural (modos de vida, agricultura, biodiversidade e arquitetura serrana). A visita a este ponto pode também ser integrada com outros locais do Arouca Geopark no âmbito dos Programas Educativos do Arouca Geopark.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

 

ods 4
ods 8
ods 11
ods 12
ods 15
ods 17

Conheça as

Pedras Parideiras

Este é um tesouro que pode descobrir na Aldeia da Castanheira, no coração da Serra da Feita. As Pedras Parideiras estão classificadas como geossítio de relevância internacional do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO e Monumento Natural Local.

Geossítio de relevância internacional do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO e Monumento Natural Local.

Um fenómeno

Geológico

Entre a comunidade científica, esta rocha é um caso de estudo, enigmático, e de elevado valor. Os geólogos designam esta rocha por Granito Nodular da Castanheira, pelos nódulos que a rocha granítica encerra, repletos de particularidades, que justificam a sua classificação como geossítio de relevância internacional, entre os 41 do Arouca Geopark.

Um fenómeno

Cultural

Desde tempos imemoriais que esta rocha desperta a curiosidade dos povos ancestrais da Serra da Freita, comprovado por nódulos encontrados em escavações arqueológicas, nas proximidades da aldeia. É também objeto de lendas e inspirador de doces regionais. O misticismo e crenças em torno desta rocha, transmitido de geração em geração, levou a que ficasse conhecida popularmente como «Pedra Parideira».

Desvende os segredos das Pedras Parideiras, ao realizar a visita guiada ao Centro de Interpretação – a Casa das Pedras Parideiras, percorra a Aldeia da Castanheira e/ou suba ao Piso Panorâmico do Radar Meteorológico de Arouca. Deixe-se encantar pela Serra da Freita!

 

Atualidade

Faça a sua

Reserva

Pedras Parideiras,

um Fenómeno Único no mundo

A Casa das Pedras Parideiras é gerida pela AGA – Associação geoparque Arouca. Esta unidade foi inaugurada a 3 de novembro de 2012 e tem por:

Missão

  • Contribuir para a proteção, conservação, compreensão e valorização das Pedras Parideiras;
  • Contribuir para o aprofundamento do conhecimento científico sobre este geossítio de relevância internacional e Monumento Natural Local;
  • Estabelecer e/ou fortalecer relações com a comunidade local e do território Arouca Geopark.

Visão

Ser reconhecida como uma instituição de excelência e de referência pela comunidade, enquanto promotora do desenvolvimento económico sustentável da região, através da gestão do Arouca Geopark, de acordo com as diretrizes dos Geoparques Mundiais da UNESCO.

Valores

  • Proteção do ambiente;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Identidade;
  • Memória;
  • Responsabilidade social e ambiental;
  • Qualidade dos serviços;
  • Equidade e igualdade de tratamento dos visitantes;
  • Competência técnica e profissionalismo;
  • Trabalho de equipa e em rede.