Conheça Passadiços do Paiva
Desde junho de 2015 que o Rio Paiva deixou de ser tão misterioso e distante, apenas ao alcance dos pescadores e de quem se aventurava pelas águas bravas. Os Passadiços do Paiva aproximaram-nos da margem, da fauna e da flora únicas, do recorte geológico que o seu percurso desenha. Os seus passos, a sua pegada e as suas imagens ajudam-nos a valorizar e preservar os recursos naturais que aqui se desenvolvem. A cada viagem por este percurso, procuramos educar para o desenvolvimento sustentável, conduzindo o olhar ao longo da paisagem, da margem, de cada pormenor que, até há bem pouco tempo, eram inacessíveis.
São oito quilómetros, pela margem esquerda do Rio Paiva, de vários troços de passadiço de madeira, em que os painéis interpretativos nos apoiam na viagem, bem como estruturas de apoio, como bares, balneários, táxis e parques de estacionamento. As entradas para os passadiços situam-se junto a duas zonas de recreio e lazer: Areinho e Espiunca. Este percurso atravessa sítios únicos, trazendo à memória histórias de outros tempos, de formas de vida junto ao rio, sobre barqueiros, moleiros e até mesmo sobre um castelo. Mas, também, uma vasta riqueza de habitats, em que fauna e flora mostram o quão perfeito é o equilíbrio da natureza.
De referir que o percurso não é totalmente plano. Irá surpreender-se com as escadarias que serpenteiam as escarpas da Garganta do Paiva, e que surgem quase sem darmos conta. São cerca de 1000 degraus, que depois de transpostos, não deixarão desiludidos os caminheiros, com uma sensação de recompensa pelo esforço, enquanto respiram fundo, o ar de uma paisagem de cortar o fôlego. Não deixe de consultar os biospots e de visitar os cinco geossítios do Arouca Geopark, que integram o itinerário C da Rota dos Geossítios e que os passadiços cruzam: Garganta do Paiva, Cascata das Aguieiras, Vau, Gola do Salto e Falha da Espiunca.
295 m
95 m
Visita Educativa
Os Passadiços do Paiva, inaugurados em 2015, têm por missão a preservação e valorização do rio Paiva entre o setor Areinho e Espiunca e a sua envolvente. Este equipamento de Educação Ambiental, vencedor do Prémio Geoconservação, Guarda-Rios e diversos World Travel Awards, permite conhecer cinco geossítios do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO: a Garganta do Paiva (G36), a Cascata das Aguieiras (G35), o Vau (G30), a Gola do Salto (G31) e a Falha da Espiunca (G32). Ao percorrê-lo poderá contemplar a morfologia do vale, o rio ou descobrir as espécies que aqui habitam através dos Biospots Passadiços do Paiva. Este rio e os seus afluentes são também palco de eleição para desportos como o rafting, a canoagem ou o canyoning.
Em contexto educativo poderá explorar as peculiaridades dos Passadiços do Paiva autonomamente ou através de Saídas de Campo no âmbito dos Programas Educativos do Arouca Geopark.
Visitas Educativas
11 – Quantas Cores tem o Verde nos Passadiços do Paiva?
12 – Bio e Geodiversidade dos Passadiços do Paiva
13 – Passadiços do Paiva – Percurso de Descoberta
14 – Bio e Geodiversidade dos Passadiços do Paiva