Geopark Digital A alimentação sustentável nos Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses
Âmbito: atividade criada em conjunto por 5 geoparques Mundiais da UNESCO portugueses (Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Estrela), no âmbito do Projeto GEOfood, uma marca internacional, que valoriza o uso de produtos alimentares de agricultura local e sustentável, produzidos de acordo com as metas do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Objetivo: dar a conhecer alguns produtos locais de cada um destes geoparques localizados em Portugal e a sua relação com a geologia local (rochas e solos), demonstrando a importância da implementação de uma agricultura do ambiente.
Estrutura: a ação está organizada em duas sessões teórico-práticas com duração de 1 hora, que incluem vídeos e exercícios. Na 1ª sessão é apresentado o projeto GEOfood, o Arouca Geopark e os seus produtos locais, relacionando-os com os solos e rochas locais. Na 2ª sessão são apresentados os restantes Geoparques Mundiais portugueses e uma seleção dos seus produtos locais, relacionando-os com as rochas e solos dos seus territórios.
Este é um Programa Educativo destinado a alunos dos 3º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico, aplicado autonomamente pelo Professor da turma, nas aulas de Estudo do Meio, através dos recursos educativos disponibilizados aqui, em seguida. Primeiramente, deverá fazer download da “Descrição”, depois do “Guião do Professor” e no fim, dos diversos “Recursos Educativos”.
Fotografias e Vídeos Galeria
Carne Arouquesa