História Geológica

Sabia que há cerca de 540 milhões de anos a região de Arouca se encontrava coberta pelo mar? Sabia que os vales e serras desta região ficaram definidas, tais como as conhecemos, há cerca de 2 milhões de anos? Venha conhecer a nossa história geológica!

ca. 540 Ma

Deposição de areias, argilas e outros sedimentos, no fundo do mar, que originaram os atuais xistos e grauvaques, quartzitos e metaconglomerados.

Deposição de areias em mares rasos, que originaram os quartzitos que contêm os icnofósseis. Instalação do quartzodiorito de Arouca.

Deposição de siltes e argilas que originaram as ardósias de Canelas.

Deposição de areias pós-glaciárias.

440 Ma

Deposição de sedimentos muito finos (argila e sílica), que originaram xistos carbonosos, onde ficaram preservados fósseis de graptólitos.

380 Ma

Inicia-se a formação do supercontinente Pangeia, através de sucessivos impulsos compressivos, que se prolongam no tempo até ao final do Pérmico. A atuação das forças compressivas originou o dobramento das rochas pré-existentes.

320 Ma

O processo continuo de formação da Pangeia conduziu à formação e posterior desagregação da Bacia Carbonífera do Douro. Neste contexto, formaram-se os xistos com fósseis vegetais e conglomerados.

Em profundidade, originaram-se magmas que, por arrefecimento e solidificação, formaram diversas das rochas graníticas do Arouca Geopark e inúmeros filões mineralizados contendo volfrâmio e estanho.

240 Ma

Fraturação de rochas e formação de falhas, em consequência dos impulsos finais da Orogenia Varisca.

252 a 66 Ma

Erosão da cadeia montanhosa Varisca, que se prolonga até à atualidade.

66 Ma a 23 Ma

Inicia-se a Orogenia Alpina, que reativou diversas falhas originadas na Orogenia Varisca.

23 Ma a 2,5 Ma

2,5 Ma até à atualidade

Glaciação e consequente desaparecimento da floresta Laurissilva e origem da floresta Fagossilva. Desenvolvimento das geoformas graníticas atuais. Há 6000 anos, terá ocorrido fixação humana no território Arouca Geopark.